AGENDE SEU HORÁRIO
Nutricionista Comportamental e Transtornos Alimentares
A abordagem comportamental na nutrição tem ganhado destaque por seu enfoque humanizado e sua flexibilidade. Como nutricionista comportamental, eu trabalho com diferentes abordagens para ajudar pessoas a melhorar a relação com a comida e o corpo.
Como é a abordagem que utilizo?
Desde a graduação, busquei compreender as complexidades do cenário alimentar e sua relação com o corpo. Em 2016, comecei a aprofundar meus estudos na abordagem comportamental na nutrição, que inclui princípios de várias correntes como Mindful Eating (Comer com Atenção Plena), Intuitive Eating (Comer Intuitivo), Teoria Cognitivo-Comportamental, entre outras. Essa abordagem visa incentivar a autonomia alimentar e melhorar a relação com a comida.
Quem se beneficia com essa abordagem?
A abordagem comportamental é ideal para pessoas que desejam transformar a relação com a comida, caminhar para uma alimentação sem dietas restritivas e abordar transtornos alimentares de maneira mais compassiva. Se você:
- Já fez dietas restritivas ou tem dificuldade em entender sinais de fome e saciedade
- Sofre com o efeito sanfona ou se sente culpado ao comer
- Tem distorção de imagem corporal ou alterações no padrão alimentar por causa de problemas de saúde mental
- Foi diagnosticado com transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno de compulsão alimentar, entre outros
De que forma será o tratamento?
Cada indivíduo é singular, tanto nos aspectos mais objetivos como nas questões relacionadas ao tempo destinado as refeições, preferências e hábitos alimentares, rotinas de trabalho… além das questões individuais de sua saúde física e mental, históricos de dietas e de que momento se encontra no sentido da relação com a comida e com o corpo.
Dessa maneira, para que seja possível avaliarmos de que forma poderemos planejar seu tratamento, convido você a agendar uma conversa de avaliação inicial. Nela poderemos nos conhecer e comprender de que forma minha abordagem poderá auxiliar especificamente em seu caso.
Como é feito o agendamento?
O agendamento da conversa de avaliação inicial pode ser feito por e-mail ou WhatsApp:
QUERO INICIAR O ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL
RELATOS DE QUEM JÁ FEZ ACOMPANHAMENTO COMIGO:
Anna Paula
“Aprendi muito com o acompanhamento, em cada consulta foi possível aprofundar mais os meus conhecimentos. O mais desafiador é manter a rotina, fazer refeições com variedade, tendo em vista o tempo e que faço tudo sozinha. Além disso, estou aprendendo a como relacionar a minha rotina alimentar com os exercícios, se estou me alimentando de forma suficiente. O consumo de doces também é um desafio”.
Agatha
“É uma nutri que pensa em saúde de uma forma ampliada (para além de peso/do certo-e-errado na alimentação). Uma nutri que vai além das receitas (entende/valoriza todo o contexto alimentar).”
Aline
Camila
“Nos atendimentos re-aprendi a comer, a gostar de comer, a respeitar esse processo do alimento e não me sentir obcecada por ele. Os atendimentos com a Fernanda me permitiram sentir paz e prazer no alimento, além de me alimentar muito mais equilibrado e variado.”
Camila
“Por questões financeiras, consegui fazer apenas duas consultas com a Nanda, em 2018 ainda. Já se passaram 4 anos e todos os dias lembro de coisas que ouvi dela nessas duas consultas. Seguir a Nanda no instagram também faz, de tempos em tempos, com que eu repense meus hábitos alimentares. Acho que o mais legal da Nanda como profissional de nutrição é o acolhimento e a paz que ela promove na gente. Infelizmente, não conseguimos nos aprofundar a ponto de eu ter desenvolvido habilidades de autorregulação alimentar, mas pretendo voltar algum dia ♥”
Corato
“O principal motivo que tenho indicado a Nanda como nutricionista é pelo fato da imensa contribuição profissional para entender como funciona meu sistema alimentar, que é parte de tudo que vivi e vivo. Amei a metodologia da construção de um modo próprio de me alimentar considerando o nível de fome e saciedade, que de nenhum modo passou por restrições alimentares, mas sim um observar do que me alimento e se isso dialoga com meus desejos de um corpo em harmonia. Um trabalho de auto observação profundo e cuidadoso, que visa a saúde como um todo. Hoje consigo saber muitas coisas que antes não entendia sobre a relação dos acontecimentos da vida e como me alimento diante dessas situações, sabendo que meu corpo é meu templo sagrado e que desejo cuidar bem dele, o que inclui me alimentar de forma saudável e prazerosa.”
Elaine
“Meu tempo com a Fernanda foi muito maravilhoso! Mesmo não eliminando peso e até mesmo ganhando peso nunca fui julgada… Sempre atenciosa, carinhosa! Eu estava passando por um momento difícil com meu pai com câncer e você sempre muito acolhedora, não era apenas um atendimento nutricional, era muito mais! Só gratidão pelo tempo que tive com você e por tudo o que eu aprendi! Recomendaria seu trabalho sem dúvidas nenhuma, como já recomendei algumas vezes!”
Gabriela
“Os pontos que mais me chamam atenção em melhorias comportamentais são a diminuição da mentalidade/crença em dietas e demonização dos alimentos, maior atenção ao momento da ingestão de alimentos e saciedade, identificação da busca por alimentos em momentos de tédio, mais auto compaixão para com minhas dificuldades, além de desenvolver a consciência do uso responsável da medicação com foco em emagrecimento.”
Juliana
“Manter a atenção é o mais difícil. O automático é um caminho muito fácil de percorrer.”
Keren
“A relação com a minha fome e a as escolhas dos alimentos se tornou mais leve. Consigo refletir mais rápido sobre as minhas emoções e minha relação com a comida. Procuro isolar os momentos difíceis e olhar para meu corpo com mais carinho.”
Larissa
Madeline
“Acredito que foi melhor progressivamente. Foi um processo lento até porque a alimentação está presente em quase todo o dia, então passar de ser um momento difícil e tenso a ser algo tranquilo natural tomou tempo. Hoje em dia está tudo muito melhor e consigo identificar sinais do meu corpo (fome, cansaço, estresse,…) e solucioná-los muitas vezes com a ajuda da comida. Ainda tenho um pouco que trabalhar com o comer emocional que pode fazer mal, já que como alimentos com muito açúcar, mas acredito que é possível, até porque o pior já passou.”
Nathalia
“Acho que tem rolado mudanças profundas num nível quase que semiconsciente, sobretudos identificar fome e buscar me nutrir em vez de sempre postergar. Sei que comigo tem uma série de gatilhos e autoboicotes e uma jornada pela frente mas nunca fui tão honesta, sincera e lúcida no que tange a minha alimentação, problemas de autoimagem e comer emocional”
Priscilla
“Afetuosa e empática, não julga o que você fala e faz. Entende o seu lado e acolhe o que você sente. Super prestativa e atenciosa, faz materiais e se preocupa em dar o máximo de insumo para nossa evolução. Eu nunca vou esquecer do livro que você mandou também, foi muito legal e o livro é maravilhoso.”
Serena
“A Fernanda explica com leveza e atenção o que deveria ser o básico para todos. Espaco livre de julgamento, palavras e conceitos desconhecidos explicados de forma fácil de compreender e adquirir. O que mais mudou na minha vida depois do seu atendimento foi ter sempre comida em casa, tirar um dia na semana para compras e armazenamento. Quando bate aquela fome emotiva, aprendi a criar pratos e comida com o que tenho em casa e isso me deixa tão livre e leve que nem imagina… “